domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BARES E RESTAURANTES DEFENDEM RETOMADA DO HORÁRIO DE VERÃO

João Paulo - 24/09/2023 07:31

Com a alta possibilidade do governo federal, através do Ministério de Minas Energia, não adotar o horário de verão em 2023 (Veja aqui), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) emitiu um comunicado defendendo que o Brasil volte a utilizar o sistema . De acordo com a entidade, a mudança pode estimular o consumo em bares e restaurantes, fortalecendo a economia do país.

“O retorno do horário de verão proporcionaria mais tempo de luz natural durante os dias, o que favorece o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de trazer mais movimento e segurança às cidades de um modo geral”, afirmou Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

“Além disso, seria favorável para todo o país, afinal contribui para a economia de energia e reduz custos operacionais nas empresas, mesmo que não estejamos no momento com risco de desabastecimento”, complementou o representante do setor.

O horário de verão, que adianta os relógios em uma hora, foi adotado no Brasil pela primeira vez em 1985, motivado pelo risco iminente de crise hídrica. A Bahia chegou a adotar o modelo, mas abriu mão da ideia no início do século 21. Em 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL), o horário de verão, que era aplicado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil até 2018, foi encerrado pela administração federal em todo o país.

Foto: Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.