domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PREFEITURA DE SALVADOR INAUGURA CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS E EMPOSSA CONSELHEIROS

Victoria Isabel - 22/09/2023 12:54 - Atualizado 22/09/2023

A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta sexta-feira (22) a sede do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), órgão consultivo e deliberativo que terá um importante papel na implantação, consolidação e fiscalização das políticas públicas sobre drogas na capital baiana. Na solenidade, que contou com a presença do prefeito Bruno Reis, foram empossados os 13 conselheiros, sendo cinco oriundos de entidades da sociedade civil e oito integrantes de diferentes pastas do poder público municipal.

O órgão é vinculado à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), sugerindo ações à pasta municipal e fiscalizando as suas aplicações. A sede do Comad está localizada no Edifício Visconde de Cayru, na Avenida Estados Unidos, no Comércio. Além do conselho, a sala também abriga o Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas (FMPD), de acordo com a Lei Municipal que foi elaborada e aprovada pela Câmara Municipal de Salvador.

Na solenidade, Bruno Reis destacou que o acolhimento às pessoas em dependência de substâncias psicoativas, as terapias para redução de danos e o combate ao abuso do uso de drogas é uma prioridade da sua gestão. Tanto que já estava prevista a implantação do Comad, do FMPD e da Diretoria de Políticas Sobre Drogas no âmbito da Sempre para tratar deste tema.

“Nós tomamos a decisão de enfrentar esse problema, por termos convicção da gravidade dele em Salvador. Não há ambiente melhor para discutir medidas e debater o alcance das ações do que o conselho, porque reunimos aqui representantes da sociedade civil e do poder público com experiência neste tema, que convivem com ele diariamente, e que vão poder nos dizer ‘prefeito, o caminho não é o internamento, mas sim o convencimento e a abordagem humanizada’. Nos apresentar caminhos, propostas e respostas a essas perguntas caberá a vocês”, disse Bruno Reis.

O Comad reúne integrantes de entidades da sociedade civil como Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente; Comunidade Cidadão e Vida (Comvida); Iniciativa Negra Por Uma Nova Política Sobre Drogas; Universidade Federal da Bahia (Ufba); e Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa). Da gestão municipal, participam membros da própria Sempre e das secretarias de Saúde; Cultura e Turismo; Mulheres, Infância e Juventude; Educação; Reparação; Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda; e da Guarda Municipal.

Bruno Reis passou aos conselheiros empossados duas preocupações da gestão: “A primeira é como prevenir o uso de drogas através de campanhas educativas, ações que a gente possa desenvolver para evitar que os jovens sejam cooptados. Queremos ser uma cidade onde as pessoas tenham a cultura do combate às drogas, e não a cultura da utilização. Outra frente de atuação visa as pessoas que já são dependentes. Precisamos debater como recuperar esse cidadão, como salvar essa vida e possibilitar que essa pessoa seja reintegrada socialmente”, disse.

Fotos: Betto Jr. / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.