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BAHIA VAI SER UM HUB DE EXPORTAÇÃO DE CARROS ELÉTRICOS DA BYD, DIZ JORNAL

Redação - 22/09/2023 10:57 - Atualizado 22/09/2023

Em julho deste ano, foram comercializados 7,5 mil veículos elétricos no Brasil. Mas a fábrica que a BYD pretende instalar na Bahia terá capacidade inicial de 12,5 mil veículos/mês, ou seja quase o dobro da demanda do país. Então a BYD vai vender para quem? O jornalista Ulisses Cavalcante,  da Revista Autoesporte, está em  Shenzhen, na China, visitando as fábricas da BYD e descobriu os planos da empresa. Em vez de levar carros diretamente da China para as Américas, a BYD pretende fazer do Brasil  um pólo exportador para toda a América Latina.

A fábrica da Bahia servirá como hub de exportação, e vai exportar carros para toda a América.  A  BYD irá usar as mesmas instalações que eram da Ford até 2021e, segundo o jornalista,  as negociações para que a empresa assuma a planta continuam em curso, e a transação que deve ficar na casa dos R$ 150 milhões, com a participação do governo da Bahia, que assumiu o site da fábrica.  E o fundador e CEO Global, Wang Chuanfu, já tem em sua agenda uma visita ao Brasil em outubro, para o lançamento da pedra fundamental.

Será a primeira planta de carros de passeio da BYD fora da Ásia – e a segunda fora da China (a outra fica na Tailândia). As instalações brasileiras iguais a da  fábrica de Changzhou, inaugurada em 2019, que atualmente produz o SUV Yuan e o sedã Seal. Lá, a capacidade atual é de 350 mil veículos/ano.

Baseada em Shenzhen, província de Guangdong, a BYD conta com quatro unidades de negócios: Automóveis, Transporte Ferroviário, Energia Renovável e Eletrônicos e a Bahia deveria estar prospectando negócios nessas áreas.   A BYD tem 600 mil funcionários no mundo, quase 90 mil são engenheiros ou especialistas em pesquisa e desenvolvimento. A empresa apresentou 40 mil patentes, com 28 mil delas concedidas em nível mundial.

“Além de ampliar a indústria em tecnologia e volume de produção, a China quer expandir suas marcas em globalmente. Logo, não é coincidência que a presidente da BYD para as Américas, Stella Li, tenha declarado em agosto que pretende transformar a cidade de Salvador em uma espécie de “Vale do Silício brasileiro”, diz o jornalista.   Mas a declaração veio desacompanhada de um plano concreto para este feito – apenas com uma promessa de investimento de R$ 3 bilhões na futura planta de Camaçari, na Bahia. Com informações do Valor Econômico

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