A vacinação contra a Covid na Bahia se iniciou em 2021, mais precisamente em janeiro daquele ano tivemos a primeira pessoa vacinada no estado. Dois anos se passaram e ainda há baianos que nem sequer vacinaram contra a doença que segue contaminando e fazendo vítimas. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), quase dois milhões de pessoas não se vacinaram no nosso estado.
Quando o recorte vem para Salvador, são mais de 350 mil pessoas que sequer tomaram a vacina uma única vez. A Sesab ainda informou a Tribuna da Bahia que a cobertura infantil segue sendo a menor cobertura do Estado no recorte de faixas etárias. Principalmente, ade menores de 5 anos.São as que apresentam as menores coberturas vacinais contra Covid-19.
Salvador continua sendo a cidade com menor número de pessoas que não se vacinaram do Estado, de acordo com a Sesab. A pasta explicou que a capital baiana acaba tendo esse posto, por ser a maior cidade do estado. Também existem os baianos atrasados que tomaram somente uma dose da vacina, mas não completaram o esquema vacinal. Esse número é de mais de 1,7 milhão de pessoas. Só Salvador tem mais de 313 mil soteropolitanos com somente uma vacina tomada contra a Covid-19.
Até a última sexta-feira (15), quando foi divulgado mais recente boletim epidemiológico da Sesab, a Bahia tinha 3.206 casos ativos de Covid-19 e 84 mortes. Ainda conforme o boletim, 64 novos casos da doença foram registrados. A Sesab em nota informou que existem imunizantes suficientes para atender as pessoas que não iniciaram ou não completaram o esquema vacinal contra a doença.
A infectologista e membra da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Fabiana Bahia reforçou que a população precisa ser estimulada a ir se vacinar ou a completar seu esquema vacinal. “Infelizmente a cobertura vacinal do SARS-CoV-2, principalmente em pessoas idosas, crianças e com comorbidades ainda é muito baixa. Temos a vacina bivalente já disponível, apesar que ela é só para quem já tomou pelo menos duas doses. Então o importante é estimular a população a se vacinar. Aos que não se vacinaram, irem começar a cobertura vacinal e os que não completaram o esquema vacinal, que vão para concluir. Só se vacinando que vamos diminuir os riscos de complicações das infecções pela Covid-17”, concluiu a infectologista.
Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE –