Com o objetivo de reconhecer e valorizar projetos protagonizados por gestores municipais, foi lançado o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O lançamento foi realizado na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Salvador.
A premiação tem o foco no desenvolvimento do território e dos pequenos negócios do município. Após 11 edições, a premiação volta repaginada: antes chamada Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, o novo título engloba toda a equipe envolvida nos projetos e iniciativas dos governos municipais.
“O prefeito continua sendo aquele que vai ser reconhecido, aquele que recebe a premiação, porque ele é o chefe do executivo do município, mas o nome é uma forma da gente reconhecer o esforço das equipes que estão nos municípios e que estão implantando essas ações”, afirma Janaína Neves, coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae Bahia.
Janaína conta que, neste ano, a expectativa do Sebrae é que pelo menos cem projetos baianos sejam inscritos na premiação. A etapa lançada foi a estadual; após isso, há a avaliação das iniciativas, com visitas técnicas, e o resultado desta primeira fase será apresentado em abril de 2024. Na sequência, a premiação leva os dez prefeitos que vencerem no ciclo estadual para o evento nacional, a ser realizado em junho.
Os prefeitos e prefeitas de municípios baianos concorrem em dez categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; Governança Territorial.
Marcaram presença no evento o diretor-superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, o diretor técnico, Franklin Santos, e o de Administração e Finanças, Vitor Lopes, além de prefeitos vencedores de edições anteriores do Prêmio.
Na ocasião, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre, e o presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA) e prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, assinaram um protocolo de intenções para desenvolver ações em prol do empreendedorismo nos municípios baianos.
Foto: Divulgação/Sebrae