Pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (15) aponta que 47% dos brasileiros acham que seria importante que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indique uma mulher para ocupar o próximo cargo do Supremo Tribunal Federal (STF). Para 51%, o sexo da pessoa é indiferente.
O Datafolha ouviu 2.016 pessoas com mais de 16 anos, nos dias 12 e 13 deste mês, em 139 cidades brasileiras. O levantamento tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. A discussão sobre a um novo indicado ao Supremo ganhou força com a iminente aposentadoria da ministra Rosa Weber, prevista para o dia 2 de outubro. Ela sairá do cargo porque neste dia completará 75 anos, idade em que a Constituição prevê a aposentadoria compulsória de integrantes do Supremo.
Detalhamento
A pesquisa mostra que a opinião dos entrevistados muda de acordo com o gênero e a identificação política:
Pela primeira vez desde 2012, presidente do STF vai se aposentar ao atingir limite de idade antes de concluir mandato à frente do tribunal. Na reta final do mandato, Rosa Weber marca sessões extras no STF para julgar réus por atos golpistas.
Foto: (Firstpost/Índia/Reprodução)