O Ministério Público estadual sediará o 8º Mutirão de Inclusão: Identidades Cidadãs, que oferece serviços de retificação de Registro Civil de Pessoas Transexuais, Travestis e ‘Não Bináries’, na sede da Instituição, em Nazaré. Os atendimentos ocorrerão nos dias 13, 14 e 15 /09, a partir das 9h. O Salvador Norte Shopping e o Salvador Shopping são parceiros do mutirão, patrocinando 60 certidões para pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com os custos do novo documento.
Para realizar a adequação do registro civil é preciso ter mais de 18 anos, residir em Salvador, comparecendo à sede com os documentos do RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento (caso possua) e se possuir, a carteira de identidade social.
Jovens- Dez jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM, área social do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping, que promove a qualificação e desenvolvimento profissional de jovens moradores dos bairros do entorno dos centros comerciais, aproveitarão a oportunidade para realizar a troca de nome, amanhã, dia 13/09.
É o caso de Kaith Azevedo, 20 anos, não binária, cujo nome da certidão original é Ana Gabriela Azevedo. “Há mais ou menos um ano, eu percebi que não tinha mais identificação com meu nome de batismo, com um nome feminino. Achei que esse desconforto pudesse ser momentâneo, temporário, mas não foi. Esse mutirão e o apoio dos shoppings vão ajudar principalmente quem ainda não tem informações sobre a possibilidade de troca e que não pode pagar pelo novo registro”, afirma. Kaith é estudante de psicologia e trabalha como jovem aprendiz do setor financeiro do Salvador Norte.
“Estamos cada vez mais atentos a oferecer um ambiente inclusivo e diverso, seja para nossos colaboradores, com capacitações sobre o tema, contratações levando em conta a diversidade de gêneros e crachás com seu nome social, seja para nossos clientes em ações como esta e parcerias com instituições que promovam e valorizem a diversidade”, afirma juliana Marinho, gerente de Marketing Regional Bahia e Sergipe do Grupo JCPM.
O 8º Mutirão, promovido por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Salvador, contará com orientação jurídica sobre os direitos da comunidade transgênero, acolherá denúncias de LGBTfobia, violência institucional, além da realização de rodas de conversa para discutir as demandas voltadas à saúde, educação e direitos
A Secretaria de Saúde Estadual (Sesab) e a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) participam da ação orientando, tirando dúvidas e fazendo encaminhamentos sobre questões da saúde física e psicológica da pessoa que busca a adequação do seu corpo à identidade de gênero.
Kaith Azevedo com crachá com nome social. Crédito: Ascom/Divulgação