domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

JUSTIÇA CONDENA REDE RECORD A PAGAR R$2 MILHÕES POR DANIFICAR PINTURAS RUPESTRES DURANTE GRAVAÇÃO DE NOVELA NA CHAPADA DIAMANTINA

João Paulo - 10/09/2023 16:00

A Record TV terá de pagar um valor milionário depois que pinturas rupestres datadas de 10 mil anos foram danificadas. As pinturas ficam em um sítio arqueológico da Serra do Pasmar, no município de Gouveia, na região de Diamantina. A condenação foi dada pela Segunda Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça). A emissora de Edir Macedo deverá ressarcir as despesas que foram feitas na perícia do lugar.

A situação ocorreu durante as gravações da minissérie “Rei Davi”, que aconteceu em 2011. Na época, sem autorização dos órgãos competentes, passaram tinta branca em cima das rochas que estavam as pinturas e vestígios rupestres. A intenção era deixar o fundo do local totalmente branco para conseguir melhor contraste nas gravações para a minissérie. No entanto, a emissora danificou o patrimônio histórico e cultural de Minas, de acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Além do valor alto, segundo o UOL, a Record também vai veicular uma campanha de conscientização sobre conservação ambiental.

Crédito: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.