Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), lançaram uma campanha nomeada ‘Fique em Casa’. O objetivo é boicotar o desfile do dia 7 de setembro, data em que é comemorada a Independência do Brasil.
Os manifestantes criticam o Exército, que era cobrado para dar um golpe militar e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro. Nas redes sociais, apoiadores pedem que a população não participe das solenidades. Esta será a primeira comemoração da data sob o terceiro mandato de Lula.
Os bolsonaristas afirmam que “não há o que comemorar” e fazem críticas aos militares do Exército. Eles pedem que as pessoas pendurem bandeiras do Brasil nas janelas de suas casas como forma de ‘protesto’.
O nome da campanha é uma analogia à ação de proteção sanitária contra o coronavírus em 2020, que era contestada por Bolsonaro e seus seguidores.
O governo Lula (PT) fala em “resgatar” o 7 de Setembro, data comemorativa das Forças Armadas que foi muito aderida pelo bolsonarismo nos últimos anos. A ideia é fazer um ato cívico nacional.
FOTO: Antonio Cruz/Agência Brasil