Os beneficiários da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), na maioria empregados públicos aposentados da Caixa Econômica Federal, estão mobilizados pelo fim da cobrança de dívidas que não foram pagas pelo banco à Fundação. O grupo vai protestar nesta terça-feira (5), às 10 horas, na sede do Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador.
Já na quinta-feira (7), às 18 horas, acontecerá um novo protesto durante a abertura dos Jogos dos Empregados da Caixa, no Clube dos Empregados da Caixa, que fica na Estrada do Coco, em Camaçari, reunindo bancários e aposentados de todo o Nordeste para cobrar o fim do equacionamento. A mobilização está sendo convocada pelo Coletivo EQUALY, juntamente com o Sindicato dos Bancários da Bahia e Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.
De acordo com o empregado público aposentado da Caixa e representante do Coletivo Equaly, José Barreto Bittencourt, houve quebra de confiança e os empregados e ex-empregados do banco se sentem desrespeitados com o equacionamento, através do qual a dívida vem sendo cobrada de forma extraordinária sobre o valor recebido pelos aposentados.
“A Caixa Econômica Federal tem uma dívida histórica com a Fundação dos Economiários Federais e, através do equacionamento, o valor vem sendo cobrado dos aposentados com descontos mensais cada vez mais exorbitantes, mas essa conta não é nossa”, defende Barreto, explicando que “o que queremos é que a Caixa pague a dívida, pague as dívidas relacionadas ao contencioso trabalhista e pague também pelos investimentos temerários, de sua inteira responsabilidade”, conclui.
FOTO: Divulgação