sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SEI E SEPLAN APRESENTAM NOVA ETAPA DE ESTUDOS PARA SUBSIDIAR PLANO ESTRATÉGICO FERROVIÁRIO DA BAHIA

LUIZA SANTOS - 06/09/2023 14:59

Possibilidades de investimentos em ferrovias e portos para o desenvolvimento regional da Bahia serão apresentadas no dia 15 de setembro, durante um evento realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) na Secretaria do Planejamento (Seplan). A atividade vai acontecer das 9h às 12h, no auditório da Seplan, no CAB.

O evento é uma nova edição do projeto Pensar a Bahia, da SEI, sob o tema Logística como fator de desenvolvimento regional: ferrovias e portos da Bahia, e marca o início da segunda etapa de estudos para subsidiar o Plano Estratégico Ferroviário do Estado, agora com foco na integração entre ferrovias e portos.

No local, gestores públicos, iniciativa privada, especialistas e estudiosos vão discutir o Plano Estratégico Ferroviário da Bahia, instrumento que visa à modernização, expansão da malha ferroviária baiana e sua integração com o sistema ferroviário nacional.

O professor Paulo Rezende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura e pesquisador responsável pela Plataforma de Infraestrutura em Logística de Transportes da Fundação Dom Cabral, vai apresentar o projeto. Os professores Ramon Victor Cesar e Bernardo Cabral, também especialistas em Logística da instituição, participarão virtualmente.

O Plano Estratégico Ferroviário teve sua primeira etapa de estudos patrocinada pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), em 2022, com a contratação da Fundação Dom Cabral. O trabalho contou a colaboração de especialistas da SEI e da Seplan.

A segunda etapa do trabalho acaba de ser contratada pela SEI e vai apontar as possibilidades de articulação das ferrovias com os principais portos baianos e o seu potencial de promover o desenvolvimento regional. O trabalho vai analisar a capacidade e competitividade dos principais complexos portuários do estado no cenário nacional, atrelando-os a estudos de avaliação de necessidades de investimentos em acessos ferroviários. As informações vão orientar e estimular novos investimentos públicos e privados.

FOTO: Yago Matheus/Setre

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.