A Prefeitura de Salvador já entregou 1.000 carteiras de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A confecção do documento foi realizado no mês de julho com o objetivo de facilitar o reconhecimento e o atendimento adequado em espaços públicos e privados, evitando constrangimentos para eles e seus familiares.
A iniciativa é realizada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Além da distribuição das carteiras foi implementado um sistema CIPTEA, que funcionará como um censo da população autista em Salvador. O sistema permitirá a coleta de informações importantes, como o número de pessoas com autismo na cidade, gênero, raça, idade e localização geográfica. Esses dados fundamentais servirão para que a gestão municipal possa avançar com políticas públicas mais direcionadas e eficazes para essa população.
A validade da carteira será de cinco anos e seu processo de obtenção envolverá a apresentação de um laudo médico, uma foto, documento de identificação e comprovante de residência.
“A CIPTEA é mais uma ação concreta voltada para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo em Salvador, fortalecendo a busca por igualdade e respeito aos direitos de cidadania dessa comunidade”, afirmou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.
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