domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SECRETARIA DA SAÚDE DE SALVADOR RECEBE PRÊMIO DA DIVERSIDADE CULTURAL LGBT+

LUIZA SANTOS - 23/08/2023 15:40

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) vai receber o Prêmio de Honra ao Mérito Cultural da Diversidade LGBT do Grupo Gay da Bahia (GGB). A vice-prefeita e titular da pasta vai receber a premiação no dia 8 de setembro, às 16h, na Casa do Carnaval.

A honraria reconhece as ações e serviços da pasta em prol da comunidade LGBT+, especialmente o Programa Saúde da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Em comunicado oficial, o GGB aponta os avanços na implementação da Política Nacional de Saúde LGBT no município de Salvador, com destaque para a implementação das Unidades Básicas Amigas de Saúde LGBT – projeto exitoso de ampliação do acesso e qualificação da atenção à saúde desse grupo na Atenção Primária à Saúde; e pela implantação do Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT, previsto para ser inaugurado no próximo mês.

“A Secretaria ainda se destaca na produção de materiais educativos, qualificação das equipes de saúde e adequação dos sistemas de informação para respeito a identidade de gênero de pessoas trans, incluindo o respeito ao Nome Social”, diz o documento.

Além disso, é pontuada a iniciativa de utilizar arquétipos culturais LGBT de forma positiva. “Ao tempo que nos representam, estimulam novas ações do gênero junto aos diversos setores da sociedade brasileira, formado por empresas, órgãos públicos, indivíduos e organizações da sociedade civil”, assinala o CGB.

Ana Paula  comemorou a honraria e reafirmou o compromisso da SMS em continuar contemplando a diversidade nos serviços de saúde no âmbito do SUS municipal.

“Temos equipes competentes e comprometidas para garantir a aplicabilidade das políticas nacionais voltadas ao público LGBT* na SMS. Esse prêmio é um reconhecimento importante, pois demonstra que essas práticas, não só as preconizadas pela legislação, mas também as iniciativas próprias, estão de acordo com as necessidades. Parabenizo a todos os envolvidos e agradeço especialmente ao CGB, e reafirmo nosso compromisso em seguir sendo referência no cuidado com a comunidade LGBT+ e na valorização de todas as vidas”, agradeceu.

FOTO: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.