segunda, 15 de julho de 2024
Euro 5.9719 Dólar 5.4766

CURSO “SAÚDE MENTAL RACIALIZADA” ACONTECE NESTE SÁBADO (4) EM SALVADOR

João Paulo - 30/04/2024 11:20 - Atualizado 30/04/2024

Neste sábado (4), das 9h às 11h, acontece a segunda edição do minicurso Saúde Mental Racializada, idealizado e ministrado pelo psicólogo baiano George Barbosa (Instagram: @psi.geobarbo). Será o primeiro módulo on-line da formação que se destina a profissionais de saúde mental e a qualquer pessoa interessada em compreender a saúde mental sob a perspectiva do enfrentamento diário do racismo. As inscrições estão abertas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5PNpllEbcdtp0b6SN6tGYEcCmcpra8OmnMU0fs7k7X-rdLA/viewform. Valor: 50 reais.

Psicólogo clínico afrocentrado, nome de destaque na representatividade negra na terapia e idealizador do projeto “Terapia nos Bairros”, George explica que o curso nasceu da urgência de fomentar o debate sobre o cuidado especializado em saúde à população negra, sobretudo a saúde mental. “O curso aborda a conduta do profissional psicólogo, danos que o racismo causa em nossa saúde mental e quais são as formas de enfrentamento e sobrevivência frente a este mal que nos atinge todo segundo de nossas vidas desde a concepção”.

Também são temas do curso Paternidades Negras, Autismo e TDAH na população negra, Violências Médicas, Nutricídio – Marginalização e outras formas de adoecimento físico e mental e Enfrentamento ao racismo. “Este curso seria facilmente uma disciplina nos cursos de Saúde l, pelo menos no nosso estado. Enquanto isso não acontece, eu me proponho a promover essa formação de forma acessível para que possa chegar ao maior número de pessoas possível”, realça George.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.