segunda, 17 de junho de 2024
Euro 5.82 Dólar 5.4259

GOVERNO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AÇÕES DE MOBILIDADE URBANA NO SUBÚRBIO DE SALVADOR

Douglas Santana - 18/08/2023 07:56

O Governo do Estado participou, na tarde desta quinta-feira (17), de audiência pública para um diálogo com a população do Subúrbio sobre obras de mobilidade urbana na região e sobre o projeto do VLT. Organizada pela Comissão Permanente de Transporte, Trânsito e Serviços Públicos Municipais, da Câmara Municipal de Salvador, o evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe, na capital. Cerca de 200 moradores e lideranças comunitárias participaram do encontro.

De acordo com a titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Jusmari Oliveira, o VLT é um dos projetos de desenvolvimento urbano que integra o pacote de obras do Governo na mobilidade de Salvador e região metropolitana. A secretária explicou que, após a rescisão do contrato com a concessionária Skyrail, um novo projeto deve ser apresentado e outro contrato firmado.

“Tivemos um impasse no contrato e tentamos, de forma responsável e rigorosa, dar continuidade. Mas, com as reivindicações do consórcio ganhador da licitação, não se mostrou vantajoso. Então, o Governo chamou a empresa para essa rescisão, que será bilateral. Em breve, apresentaremos o projeto que seguirá”, afirmou Jusmari.

A presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Cláudia Nascimento, também detalhou os trabalhos que já foram realizados pelo Estado na área da mobilidade em Salvador e ressaltou o compromisso do Governo para dar seguimento às obras o mais breve possível, para que a população tenha acesso a um transporte eficiente e rápido no Subúrbio.

“Um governo que já investiu mais de R$ 11 bilhões em mobilidade urbana em Salvador e região metropolitana não vai deixar o Subúrbio Ferroviário desamparado. O Estado já vem estudando essa nova alternativa e nós estamos trabalhando para lançar o edital. Estamos esperando definições estratégicas e a rescisão, que depende de trâmites legais”, explicou Ana Cláudia.

Após avaliação de propostas de reequilíbrio contratual apresentadas pela Skyrail, concessionária responsável pela implantação do VLT do Subúrbio, o Governo do Estado notificou a empresa para rescisão do contrato, que respondeu formalmente a notificação concordando com o distrato. A decisão aconteceu após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída, diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte.

 

Fonte: Secom/GOV-BA – Foto: Matheus Landim/GOVBA

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.