sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ESTUDO DA CNI APONTA QUEDA NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM JULHO, COM BOAS EXPECTATIVAS PARA 2º SEMESTRE

Douglas Santana - 17/08/2023 08:59 - Atualizado 17/08/2023

Segundo dados da Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Industria (CNI), a atividade da indústria registrou 47,8 pontos em julho, resultado abaixo da linha divisória dos 50 pontos. O resultado mostra que a produção caiu pelo segundo mês consecutivo e o emprego registrou o décimo mês sem crescimento.

Os empresários do ramo, entretanto, estão otimistas quanto ao 2º semestre. A expectativa é de que o mês de agosto alcance 55,6 pontos. Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o resultado não é usual para o período, pois a média do índice de evolução da produção para os meses de julho é de 51 pontos.

“Apesar de se encontrar em patamar de queda pelo segundo mês consecutivo, a produção está com queda menos intensa e disseminada em julho, na comparação com junho”, explica.

O emprego no setor também foi baixo. O índice de evolução do nível de estoques foi 48,4 pontos, número abaixo da linha divisória de 50 pontos, que separa queda de alta do emprego. O patamar, entretanto, ainda está acima da média para meses de julho, de 48,1 pontos. A expectativa é de que o índice chegue a 51,4 pontos.

Quanto aos estoques da indústria, o índice atingiu 51,6 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, que indica crescimento dos estoques frente ao mês de junho. O cenário de evolução do estoque apresenta crescimento acima de 50 pontos desde fevereiro.

“Os resultados estão em linha com a estabilidade da utilização da capacidade instalada e com o indicador de estoques efetivos em relação ao usual, que mostra acúmulo indesejado de estoques no mês”, afirma o economista.

 

Foto:

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.