Durante a entrega de novas viaturas policiais, feita pelo Governo da Bahia, a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, revelou que haverá a rescisão de contrato do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), do Subúrbio Ferroviário. A construção seria feita pelo Consórcio Skyrail, formado pelas empresas chinesas BYD e Metrogreen.
Em conversa com a imprensa, Jusmari alegou que a anulação do acordo se deve a “responsabilidade administrativa” e ressaltou que a ruptura de contrato será “amigável”. No entanto, a secretária do governo Jerônimo (PT) garantiu que as obras do modal serão executadas.
“A responsabilidade administrativa nos acena que nós devemos partir para a rescisão do contrato. Mas, a rescisão do contrato com a Skyrail não quer dizer que o projeto VLT do Subúrbio está abandonado ou não está a todo vapor no governo do estado, terá VLT no Subúrbio, sim”, afirmou a secretária.
A elaboração e lançamento de uma nova licitação para contratação de outra empresa para assumir as obras paradas desde 2019, depende do rompimento “amigável” com o empreendimento asiático.
“Estamos na finalização das tratativas, porque nós pretendemos fazer de forma amigável, para evitar outras rupturas. Porque a Skyrail é um consórcio de empresas que nos interessa continuar outras tratativas para o desenvolvimento econômico do estado”, completou.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) já havia acenado para a possibilidade da rescisão do contrato. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) detectou 14 irregularidades na Parceria Público Privada (PPP) firmada com o Governo da Bahia, em julho, durante audiência.
Foto: Divulgação/Skyrail Bahia