O Banco do Brasil (BB) agora permite que seus clientes administrem seus gastos por meio do WhatsApp. A instituição financeira lançou a ferramenta Minhas Finanças, um gerenciador financeiro pessoal disponível no aplicativo de mensagens e no site do banco.
A principal vantagem do Minhas Finanças no WhatsApp é a integração com um chatbot alimentado por inteligência artificial. Essa ferramenta gratuita permite que os clientes definam seu perfil de consumo, programem despesas futuras e acompanhem seus investimentos, tudo em um único ambiente.
Com o advento do open finance, que possibilita o compartilhamento de dados entre instituições financeiras, o Minhas Finanças permite que os clientes consultem saldos e investimentos tanto no Banco do Brasil quanto em outras instituições. Além disso, é possível categorizar lançamentos, estabelecer metas de gastos e receber sugestões de investimento com base no comportamento financeiro.
Para ter acesso aos serviços do BB no WhatsApp, basta salvar o número de telefone (61) 4004-0001 e iniciar uma conversa no aplicativo. Desde 2018, os clientes do banco já podem utilizar o WhatsApp para acessar suas contas, fazer consultas e algumas transações. Em 2019, o BB começou a oferecer o pagamento do IPVA em alguns estados.
No final de 2020, o banco também permitiu operações Pix por meio do aplicativo de mensagens e em 2021, o BB adicionou a emissão de boletos e cobranças bancárias aos serviços disponíveis no WhatsApp. Além disso, o Banco do Brasil oferece outras ferramentas no WhatsApp, como a contratação de crédito pessoal, consulta de informações e pagamentos relacionados a cartões de crédito e débito, compra de vales-presentes e cashback em lojas, consulta de informes de rendimentos, investimentos, contratação de seguros e serviços de assistência técnica, e renegociação de dívidas e emissão de segunda via de boletos.
Foto: Marcelo Camargo, da Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil