O parlamentar afirmou que se dedicará ao máximo
Nesta sexta-feira (05), o deputado federal, Leo Prates foi escolhido para assumir a relatoria do projeto de lei, que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Conforme o político, o parecer programa que trata das diretrizes de diagnóstico, acolhimento e tratamento da doença, vai ser encarado com dedicação nos próximos dias, para ser levado à votação o mais breve possível.
“Este projeto possui um significado pessoal muito especial para mim, e estou verdadeiramente feliz por fazer parte deste momento único na história do nosso país. Nossa missão com o projeto é clara: diminuir a incidência de câncer, garantir o acesso adequado aos pacientes, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos diagnosticados e, sobretudo, reduzir a mortalidade e a incapacidade causadas pela doença”, disse o parlamentar.
O Projeto de Lei 2952/22 institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é resultado do relatório aprovado em dezembro pela comissão especial que analisou, entre 2021 e 2022, as ações de combate ao câncer no Brasil. O texto elaborado pelo colegiado prevê a centralização da compra de medicamentos usados no tratamento do câncer no Ministério da Saúde.
Foto: Divulgação / Juliana Andrade