A Worldpay, líder global em soluções de pagamento, divulgou nesta quarta-feira (2) o estudo The Global Payments Report 2023, realizado no Brasil pelo quarto ano consecutivo, aponta que o Pix representa 24% das transações do país em 2022. A pesquisa traz uma análise dos meios de pagamento em 40 países e cinco continentes, bem como tendências no universo de pagamentos digitais.
Entre os meios de pagamento mapeados pela pesquisa estão o cartão de crédito, cartão de débito, pagamentos instantâneos (também conhecidos como A2A – Account to Account), dinheiro em espécie, carteiras digitais, Buy Now Pay Later (“Compre agora, pague depois”) e as criptomoedas.
O Pix se mostra consolidado como o meio preferido para pagamento dos consumidores, representando 24% das transações do país em 2022, aponta o The Global Payments Report 2023. No ano de 2021, pouco tempo após o seu lançamento pelo Banco Central do Brasil, o Pix representava apenas 12% das transações nacionais. A facilidade, agilidade, baixo ou zero custo por transação e a segurança fizeram com que o Pix se tornasse um sucesso na adoção pelos consumidores brasileiros e um caso incomparável em relação aos outros países.
Apontado como líder em pagamentos em tempo real, o Pix vem integrando novas soluções e ampliando a sua abrangência rapidamente. Com esse avanço, até 2026, a previsão é que esse meio de pagamento será responsável por 35% do valor de todas as transações no e-commerce no Brasil, conforme o estudo da Worldpay.
No caso das carteiras digitais, estas também se apresentam de forma relevante no Brasil, com 18% da preferência dos consumidores apontados pelo estudo. Com 8% de participação nas transações em 2021, as carteiras digitais representaram quase o dobro no último ano e foram responsáveis por 15% das transações nos pontos de venda.
“As carteiras digitais estão crescendo exponencialmente em todo o mundo. No Brasil e na América Latina não encontramos números diferentes – há uma tendência de breve consolidação deste método de pagamento também nestas regiões”, afirma Juan Pablo D´Antiochia, Vice-presidente Sênior da Worldpay para a América Latina.
Já o cartão de crédito, um velho conhecido dos brasileiros, segue na liderança como meio de pagamento preferido, com 39% da população que o utiliza no comércio eletrônico; já quando falamos em ponto de venda, o cartão de crédito fica com uma fatia de 37%. E o dinheiro em espécie, forma de pagamento tradicional, ainda representa 26% das transações – essa modalidade de pagamento vem perdendo espaço para os métodos digitais, que são mais práticos e convenientes para os consumidores. Mesmo assim, o dinheiro físico ainda é um meio necessário para realização de pagamentos em momentos emergenciais e para momentos em que os consumidores buscam por descontos nos pequenos comércios.
Foto: Agência Brasil