sexta, 20 de setembro de 2024
Euro 6.1668 Dólar 5.5247

MORAES MULTA MONARK EM R$ 300 MIL E MANDA INVESTIGAR O INFLUENCER POR DESOBEDIÊNCIA

LUANA NEIVA - 02/08/2023 17:28 - Atualizado 02/08/2023

Moraes havia determinado a suspensão dos perfis de Monark devido a conteúdos que instigaram os atos golpistas de 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), multou o influenciador Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, em R$ 300 mil por descumprimento de decisão judicial e determinou a abertura de um inquérito para investigar o podcaster.

Conforme o ministro, Monark criou perfis para reproduzir conteúdo com desinformação já vedado pelo STF e tentou lucrar com o material.

“A criação de novos perfis se revela como um artifício ilícito utilizado para produzir (e reproduzir) conteúdo que já foi objeto de bloqueio nestes autos, veiculando novos ataques, violando decisão judicial, o que pode caracterizar, inclusive, o crime de desobediência”, afirmou Moraes.

Alexandre de Moraes relatou ainda que o influencer estaria burlando mais uma vez as regras de moderação da plataforma de distribuição de conteúdo Spotify, para não somente divulgar seu podcast, mas também auferir lucros com o conteúdo, através da monetização.

Moraes havia determinado a suspensão dos perfis de Monark devido a conteúdos que instigaram os atos golpistas de 8 de janeiro, mas ele criou outras contas.  Agora, o ministro determinou o bloqueio imediato do valor correspondente à multa e dos novos canais e perfis utilizados pelo influencer em diversas plataformas.

Foto: Divulgação /

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.