Nesta sexta-feira (28), o ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu multar em R$ 110 mil Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro Walter Braga Netto por descumprimento de decisão judicial. Os dois são alvos de ações por abuso de poder político e uso indevido de comunicação.
Conforme o ministro, o ex-presidente e Braga Netto não cumpriram a determinação para excluírem de seus perfis em redes sociais propaganda eleitoral com material contendo imagens de Bolsonaro capturadas durante os eventos oficiais de comemoração do Bicentenário da Independência, no ano passado.
O ministro afirmou ainda que as postagens irregulares foram mantidas entre 12 e 22 de setembro do ano passado, mesmo após a campanha ter dito que faria retirada do conteúdo. De 40 links que teriam que ser excluídos, 17 permaneceram.
Benedito Gonçalves também mandou os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), além do senador Ciro Nogueira (PP-PI), prestarem depoimento em ação que investiga suposto desvio de finalidade das comemorações do Bicentenário da Independência, em 2022, que teria sido planejado de modo a impulsionar atos de campanha eleitoral dos então candidatos à Presidência e Vice-Presidência Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto.
Foto: Divulgação / TSE