Professores da rede estadual fizeram uma manifestação no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, nesta quinta-feira (27). A categoria está cobrando o pagamento dos juros dos precatórios. O governo federal transferiu o dinheiro, mas o governo do estado ficou com a correção monetária que equivale a quase metade do que a categoria tem para receber.
O grupo fez a concentração na porta da Secretaria Estadual da Educação (SEC) e por volta das 11h saiu em caminhada para a Secretaria da Administração (Saeb), responsável pelo pagamento. A Bahia foi o único dos 14 estados que recebeu o dinheiro e não repassou a correção monetária para a categoria.
Em nota enviada à imprensa nesta quinta, o governo do estado informou que já pagou cerca de R$ 1,276 bilhão em precatórios do Fundef. “A execução dos pagamentos de precatórios do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental é realizada pelo Governo do Estado obedecendo todos os critérios estabelecidos nas legislações estadual e federal, e é amparada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), mantendo-se a mais completa legalidade”.
O governo diz ainda que está adotando os procedimentos para executar o pagamento da nova parcela. “Os recursos para o pagamento de nova parcela dos precatórios ingressaram recentemente e o Governo do Estado está adotando os procedimentos necessários para efetuar os pagamentos, inclusive com a elaboração de projeto de lei”.
Crédito: Gil Santos/CORREIO