Após passar grande parte da semana em alta, batendo mais de 120 mil pontos, o Ibovespa fechou em queda nesta quinta (27). O dia foi marcado pela realização de lucros no mercado local após ter renovado o maior patamar em quase dois anos na véspera. O índice recuou 2,10%, aos 119.990 pontos.
Os papéis da Petrobras, que possuem grande participação no Ibovespa, caíram de mais de 5% e lideraram as maiores quedas do índice brasileiro após a petroleira reportar uma queda de 0,6% na produção de petróleo no Brasil e em meio à perspectiva de uma nova reunião do conselho da estatal nesta semana para definir a nova política de dividendos.
Na agenda, o mercado acompanhou a divulgação de uma série de indicadores, além da decisão do Banco Central Europeu (BCE) que aumentou os juros da região, mas sinalizou que o fim das altas está próximo. Os novos dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que vieram bem acima das expectativas, também ficou sob os holofotes.
Com o resultado de hoje, o Ibovespa passou a acumular:
Já o dólar subiu 0,66% e fechou cotado em R$ 4,7586. A decisão de juros do BCE e a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, bem acima das expectativas de mercado, influenciaram na cotação da moeda norte-americana.
Com o resultado de hoje, o dólar passou a acumular perdas de:
Foto: Freepik