O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem priorizado a televisão na veiculação da propaganda oficial do governo federal, com a destinação nos seis primeiros meses de sua gestão de 73% da verba para esse formato de comunicação, segundo levantamento da Folha de S. Paulo.
Já na administração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), as TVs receberam 47% do total de verbas destinadas a publicidade, de 2019 a 2022, mostram dados da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República e dos ministérios.
Pelos dados da Secom, emissoras de TV e rádio da Globo receberam R$ 54,4 milhões para veicular a propaganda oficial do governo em 2023, ante R$ 13 milhões da Record, R$ 11 milhões do SBT, R$ 5 milhões da Band e R$ 1 milhão para RedeTV! e EBC, cada uma.
Como mostrou a Folha, o grupo Globo voltou a ter protagonismo e liderar com folga o ranking de pagamentos da publicidade estatal sob o governo Lula, deixando para trás Record e SBT, que, apesar de terem menor audiência, sob Bolsonaro estiveram relativamente no mesmo patamar.
Do valor direcionado ao grupo Globo, praticamente toda a verba é para veiculações na TV. Além disso, o site Globo.com recebeu R$ 394,5 mil, e emissoras da rádio CBN foram destinatárias de cerca de R$ 345 mil.
Foto: Ricardo Stuckert