sexta, 08 de novembro de 2024
Euro 6.2193 Dólar 5.7908

FAROL DA BARRA GANHA PONTO FIXO PARA OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM SALVADOR

Bruno Alves - 26/07/2023 17:47

A Prefeitura de Salvador e o Projeto Baleia Jubarte fecharam uma parceria com o objetivo de fomentar o turismo de observação de baleias

A ação irá ocorrer entre  os meses de julho e outubro na cidade, período em que as fêmeas saem da Antártica à procura de águas mais quentes e calmas para ter os seus filhotes, amamentá-los e realizar os seus rituais de acasalamento.

Desde a última segunda-feira (17), o Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, conta com um ponto fixo de observação com a presença de equipes do Projeto e apoio das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

As equipes permanecerão no Farol da Barra até o dia 15 de outubro, observando as baleias do alto da torre do Farol da Barra e oportunizando que os visitantes participem da busca ativa com binóculos cedidos pela equipe, em uma experiência conhecida como ciência cidadã.

No local, também serão realizadas atividades como palestras e oficinas, atendimentos especiais para instituições de ensino, produção e distribuição de folhetos educativos, pesquisa e exposição fotográfica “Baleias Urbanas Soteropolitanas”, que mostra a relação entre Salvador e as baleias.

De acordo com o coordenador do Projeto Baleia Jubarte e doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Gustavo Rodamilans, o projeto fomenta o turismo de observação das baleias em Salvador.

“As baleias estão passando por toda a costa e aproveitamos para, nessa parceria com a Prefeitura, colocar placas na orla falando sobre o comportamento das baleias, como forma de incentivar o turismo de observação e conscientizar os cidadãos para que olhem os animais e sua beleza. Agora em agosto, por exemplo, teremos a maior concentração, com muitas fêmeas e filhotes – uma ótima oportunidade para que os soteropolitanos saiam e vejam as baleias com a gente”.

Foto/Reprodução: Bruno Concha/Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.