sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

JULHO AMARELO: SECRETARIA PROMOVE AÇÕES DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO ÁS HEPATITES VIRAIS

LUANA NEIVA - 24/07/2023 14:50

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensifica, na última semana do mês de julho, a importância de prevenir, diagnosticar e tratar a população acometida pelas hepatites virais, em alusão à campanha Julho Amarelo. Ao longo de todo o mês, foram realizadas ações educativas nas unidades de saúde de Salvador, visando sensibilizar os usuários, com a distribuição de informativos e preservativos interno e externo, bem como realização de palestras, além do incentivo para a vacinação e testagem.

A hepatite é uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As mais comuns no Brasil são as hepatites B e C, que são transmitidas através do sangue, o que pode acontecer durante o parto ou com compartilhamento de objetos perfurocortantes, e também pelo contato com secreções corporais, isso inclui relações sexuais sem preservativo. O tipo A da doença também tem um número considerável de casos no país, e pode ser contraída por meio fecal-oral (contato de fezes com a boca). A doença tem grande relação com alimentos ou água inseguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal.

Vacinas – As 160 salas de vacinação da rede disponibilizam o imunizante para a hepatite B, que está disponível para todas as faixas etárias. Já a dose contra hepatite A está no calendário aos 15 meses, mas pode ser feito até 4 anos 11 meses e 29 dias (não vacinados) e grupos especiais conforme definido pelo Ministério da Saúde.

Testagem – A testagem rápida com diagnóstico para hepatites virais pode ser realizada nos Multicentros de Saúde de Salvador e nas unidades básicas de saúde da rede municipal, com resultado em até 30 minutos. Os exames estão disponíveis de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, das 8h às 17h, por demanda espontânea e ordem de chegada. O procedimento é simples, realizado com sigilo e discrição do paciente e muito importante para quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

Assistência integral – Os pacientes com o resultado positivo realizam novos exames confirmatórios e são encaminhados para os ambulatórios especializados na assistência integral a pessoa com o diagnóstico de hepatite. Os ambulatórios ficam dentro dos Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, que oferecem ainda atendimento médico multidisciplinar e medicamentos para o tratamento.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.