segunda, 22 de julho de 2024
Euro 6.114 Dólar 5.6094

PREFEITURA INICIA INSTALAÇÃO DE GEOMANTAS EM ÁREAS DE RISCO DA SAN MARTIN E DE PIRAJÁ

João Paulo - 23/07/2023 07:58 - Atualizado 23/07/2023

A Prefeitura de Salvador liberou a instalação de geomantas em mais duas áreas de risco, neste sábado (22). As áreas contempladas foram a travessa Francisco Sales, no bairro de Pirajá, e a Av. General San Martin, na Fazenda Grande do Retiro. Aplicada pela Defesa Civil de Salvador(Codesal), a tecnologia consiste em uma cobertura provisória para impermeabilização das encostas formada por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de cimento jateado de rápida instalação e baixo custo.

A técnica visa ampliar as ações de mitigação aos efeitos climáticos na capital baiana, por meio da proteção à vida do cidadão, prevenção a desabamentos e deslizamentos, mapeamento das áreas de risco e monitoramento climático. “A gestão municipal vem investindo em técnicas de segurança e de proteção à vida, seja com contenções de encosta, macro drenagem ou geomantas. Essas ações garantem a preservação da vida das pessoas diante de uma topografia tão complexa que temos em Salvador”, declarou a vice-prefeita Ana Paula Matos, durante assinatura das ordens de serviço.

Segundo o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, o órgão já mapeou 160 áreas de risco e aplicou 261 geomantas, com mais 26 em execução e autorizadas e 5,8 mil famílias beneficiadas. “É muito bom caminhar pelas ruas da cidade, identificando as necessidades, as áreas de risco apontadas pelas equipes da Codesal e poder assim ofertar as soluções de proteção para os soteropolitanos”, pontuou.

Foto: Adam Vidal – Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.