quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5415 Dólar 5.194

EXCLUSIVO: SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SE MOSTRA OTIMISTA EM RELAÇÃO A OPORTUNIDADES DE EMPREGO COM A CHEGADA DA BYD NA BAHIA

LUANA NEIVA - 21/07/2023 18:59

Ainda de acordo com o titular da SDE, a Bahia tem empresas que podem fornecer peças ou serviços para BYD no estado

A montadora chinesa BYD anunciou no começo desse mês, a instalação de um complexo industrial no Polo de Camaçari, na Bahia. A empresa deve ocupar o espaço onde fica a antiga fábrica da Ford, e fará um investimento total de R$ 3 bilhões, em três instalações distintas no complexo.

Com a novidade, a montadora recebeu mais de 40 mil currículos para as oportunidades de emprego na nova fábrica. A estimativa da BYD é criar mais de cinco mil postos de trabalho diretos.

Questionado pelo Bahia Econômica sobre a possibilidade de trabalho para os baianos na montadora, o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida disse que está otimista. Ele explicou que a mão de obra baiana teve a grande prevalência no antigo quadro de colaboradores da Ford, o que poderá acontecer novamente na fábrica da BYD.

“Espero que a mesma coisa aconteça com a BYD e que os profissionais que venham da China para a Bahia tragam conhecimento e experiências, para serem compartilhadas com as trabalhadoras e os trabalhadores baianos”, afirma o secretário.

Já sobre a abertura de oportunidades para que empresas baianas forneçam peças e serviços a montadora chinesa, Angelo relatou que as rodadas de conversas e reuniões ainda vão acontecer. A BYD fará a análise e as avaliações que podem selecionar algumas empresas baianas, ou até mesmo de outros estados.

“Podemos ter ainda empresas que sejam atraídas para o estado do exterior para fomentar e colocar em pé uma operação tão complexa com tanta tecnologia e produtos que são necessários para a produção da indústria automobilística”, explica.

Ainda de acordo com o titular da SDE, a Bahia tem empresas que podem fornecer peças ou serviços para BYD no estado. Angelo contou que várias companhias poderão passar por performances para que possam direcionar produtos na sua cadeia, atendendo a gigante chinesa.

Foto: Divulgação /Feijão Almeida GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.