sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LULA E LIRA SE REÚNEM HOJE PELA TARDE PARA TRAÇAR MAIS APOIO DO CENTRÃO AO GOVERNO

João Paulo - 20/07/2023 12:59 - Atualizado 20/07/2023

Uma reunião está marcada para hoje no turno da tarde entre O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da câmara dos Deputados Arthur Lira (PP). O foco do encontro é o debate sobre o apoio do Centão ao governo federal. O Palácio do Planalto já tem uma estimativa do tamanho do apoio que deve receber.

De acordo com o jornal O Globo, com a chegada do PP e Republicanos no governo, são esperados pelo menos 60 votos de cada um deles na Câmara dos Deputados. Entre integrantes do governo, já há a certeza de que nomes devem sair dos ministérios para abrir espaço para as duas legendas. O presidente, no entanto, quer evitar a saída de ministras mulheres. O novo desenho do primeiro escalão do governo deve ser finalizado até agosto.

Por enquanto, os deputados federais André Fufuca (PP-AM) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) são os favoritos do centrão para assumir ministérios. As mudanças, somadas à distribuição de cargos para o PL e ao atendimento de outros pleitos, como emendas, pode angariar ainda mais 80 votos, chegando a 140 deputados de centro. A aproximação do União Brasil, com a nomeação de Celso Sabino para o Ministério do Turismo também deve contribuir. Segundo as contas do Planalto, são 30 parlamentares do PL dispostos à aproximação com o governo. Eles já vêm votando a favor dos interesses do governo. A maioria desses deputados é do nordeste.

Foto: Lula e Lira conversam em Brasília. Imagem de novembro de 202209/11/2022REUTERS/Adriano Machado

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.