quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

CAMERATA DA OSBA ABRE COMEMORAÇÃO DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA NO PARQUE SÃO BARTOLOMEU

João Paulo - 20/07/2023 07:46

A Camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), Quadro Solar, abriu as comemorações do Bicentenário da Independência do Parque São Bartolomeu na manhã desta quarta-feira (19). Palco da Batalha de Pirajá, umas das principais disputas para a independência do Brasil na Bahia, o Parque São Bartolomeu hoje foi cenário para a música clássica. Ao som de Arcangelo Corelli, compositor barroco italiano, Camargo Guarnieri, compositor e regente brasileiro, e César Guerra-Peixe, compositor brasileiro de música erudita, os alunos do Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza, e da escola municipal Beija Flor, puderam contemplar uma manhã de música e natureza exuberante.

“O projeto Cameratas da Osba tem como objetivo estar mais perto da comunidade, uma política que a Orquestra Sinfônica da Bahia tem adotado nos últimos anos e que leva a música erudita para as escolas, igrejas, parques e praças. E esse projeto, como é um grupo de câmara, permite que a gente esteja assim, pertinho deles, e poder ver a alegria dessa juventude, tão atenta ao repertório que a gente apresentou e que eles não estão acostumados a ouvir,” explicou a flautista Andréia Bandeira. Também integram a camerata da Osba, Tatiana Krilova, no violoncelo e Mário Gonçalves , no violino.

Antes da música clássica, logo cedo, as crianças e jovens participaram de uma trilha simples no Parque São Bartolomeu. O parque abriga centenas de espécies vegetais e animais, com floresta densa, pântanos e manguezais. O percurso não tem dificuldade, e dá para conhecer as cachoeiras Nanã, Oxum, Oxumaré, Tempo e Escorredeira. “A programação do Parque São Bartolomeu em comemoração ao Bicentenário da Independência é extremamente pertinente para suprir uma demanda dos nossos alunos e da nossa comunidade por uma cultura tão diversificada quanto a nossa. Trazer os alunos aqui, para conhecer o parque, fazer essa trilha, e depois ter um momento agradável como esse, ao som da camerata da Osba, é muito prazeroso. A gente só tema agradecer”, afirmou a professora do ensino fundamental, Ana Cristina da Cruz.

Para Marina Santos, aluna do quinto ano da escola municipal Beija Flor, foi uma surpresa conhecer uma floresta dentro da cidade. “Eu gosto muito da natureza, e achei a cachoeira muito linda,” disse Marina. Ismael Sacramento, também do quinto ano, se surpreendeu com o passeio. “Eu nunca tinha visto uma cachoeira, essa é a primeira vez. Eu não imaginava que tinha uma floresta assim tão perto de casa,” disse Isamel, que mora em Periperi. A professora Thaís Santos de Santana, responsável pela excursão, comemorou a oportunidade em proporcionar uma programação diversificada para os alunos da educação infantil da escola municipal Beija Flor. “Essa programação está maravilhosa. Aqui as crianças têm acesso à natureza, ao ar livre, longe das telas do computador e do celular. Elas amaram conhecer as cachoeiras do parque, e ouvir a camerata da Osba, atividades bem diferentes do que estão habituadas”, falou Thaís. A programação comemorativa do Bicientenário da Independência segue até o dia 30 de julho no parque São Bartolomeu, com entrada livre e gratuita.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.