Reeleito por mais oito anos como senador da Bahia, durante as eleições 2022, pelo Partido Social Democrático (PSD), Otto Alencar tem ganhado destaque dentro do Congresso Nacional na atual legislatura. Compondo a base de apoio do governo Lula (PT), o parlamentar é relator do Projeto de Lei que favorece o governo em caso de empate nos julgamentos do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).
Além disso, Otto é um dos senadores titulares da CPI dos Atos Golpistas. Diante dessa grande importância, grupos políticos tem se articulado visando as eleições para a presidência do Senado, que deve ocorrer em fevereiro de 2025, onde será definido o sucessor do atual presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD).
Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Otto Alencar – presidente do PSD na Bahia -, é um dos alvos dos parlamentares para brigar pela cadeira da presidência do Senado. Outro concorrente é o senador Davi Alcolumbre (UB), que busca um novo mandato, já que presidiu a casa entre os anos de 2019 e 2021.
Foto: Agência Senado