sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LULA AMPLIA REPASSE DE EMENDA DO CENTRÃO E BENEFICIA LIRA

LUIZA SANTOS - 13/07/2023 16:23

O governo Lula (PT) ampliou os repasses da verba de R$9,8 bilhões que herdou com o fim das emendas do relator e manteve privilégios a Alagoas, um dos menores estados do país. Desde a última semana foram liberados cerca de R$270 milhões, através do Ministério da Saúde para o governo e municípios do estado, representado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL ).

Segundo o site Folha de São Paulo, auxiliares do chefe do Executivo afirmam que os recursos atendem as vontades de Lira, do líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões, e o senador Renan Calheiros (MDB), já que a sigla é da base governista. A verba herdada das emendas do relator interessa ao centrão que solicitam dinheiro para financiar obras e projetos nas bases eleitorais em troca de apoio às propostas do petista.

Ainda de acordo com as informações, Altineu Cortes (PL-RJ) também é um dos maiores beneficiados pois, apesar de pertencer ao mesmo partido de Jair Bolsonaro, tem cargas negociadas de segundo e terceiro escalão do governo, além de emendas. A estratégia de negociadores do Palácio do Planalto seria continuar a atender os pedidos do líder do PL para que uma ala do partido possa apoiar Lula em pautas de motivação

Na última sexta-feira (7) houve uma reunião com líderes do centrão, onde foi apresentada uma fatura para que Lula tenha conseguido aprovar projetos importantes para a economia e para o governo conseguir ampliar a governabilidade na Câmara. O documento inclui dois ministérios, o comando de estatais , como Caixa e Embratur, além da Funasa e a extensão na verba reservada para emendas ainda em 2023.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.