domingo, 06 de abril de 2025
Euro 6.42261 Dólar 5.8464

ÁGUAS DE JULHO ABREM O INVERNO COM ESTRAGOS NO LITORAL DE SALVADOR

João Paulo - 08/07/2023 10:30 - Atualizado 08/07/2023

A maré do mês de março é conhecida pela sua força. No entanto, essa fama está indo por água abaixo porque as ondas deste início de inverno têm se mostrado mais violentas e causado mais estragos. Na madrugada dessa sexta (7), um buraco se formou na calçada da orla da Ribeira, enquanto casas e estabelecimento foram invadidos pelo mar na Gamboa de Baixo.

As ventanias fortes na faixa litorânea, de Salvador até Recife (PE), foram previstas por um aviso meteorológico da Marinha do Brasil, que também alertava para ondas de até 2,5 metros no mar. A previsão se cumpriu e, no bairro da Ribeira, além do buraco, uma das barras de proteção caiu por causa das ondas. Uma fita de isolamento foi colocada no local, mas os pedestres ainda transitavam com o mar alcançando passeio.

Moradora do bairro há pouco mais de dois meses, Francina Ferreira contou que tomou um susto quando as ondas começaram a bater na sua casa. “Estava eu e meu esposo no sofá e as ondas começaram a subir e bater bem forte. Depois, a onda foi tão alta que o poste explodiu, ficou tudo no escuro. Toda vez que batia, estremecia lá em casa. Eu e meu esposo ficamos assustados”, relatou.

Os outros moradores compartilharam do mesmo temor. Os mais antigos se preveniram e, com a maré subindo pelo passeio, optaram por afastar os móveis para locais mais altos das casas. Um deles, que preferiu não divulgar seu nome, afirmou que aquela era uma situação atípica. “A água normalmente bate e nós vemos, mas, dessa forma que foi, nunca vimos. Nunca bateu tão forte”, garantiu.

Na Gamboa de Baixo, o cenário ainda foi mais danoso. A maré bateu em janelas, telhados e alagou as casas dos moradores que vivem mais perto do mar. Nas redes sociais, o perfil do Bar da Mônica, estabelecimento conhecido por sua localização privilegiada à beira-mar e por receber famosos, publicou, nessa sexta (7), um vídeo que mostra as ondas invadindo o espaço onde o bar funciona durante a madrugada. ( Correio)

Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.