sexta, 10 de maio de 2024
Euro 5.5441 Dólar 5.1424

MINISTRA DA SAÚDE DEFENDE RETOMADA DO COMPLEXO ECONÔMICO-INDUSTRIAL DA PASTA

LUIZA SANTOS - 06/07/2023 18:01

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, defendeu a retomada do complexo econômico-industrial da pasta nesta quinta-feira (6). Segundo ela, o retorno diminuiria a vulnerabilidade do Brasil diante dos desafios ligados à vida e à economia.

“A vulnerabilidade do nosso país na área da saúde, pensando o conjunto, medicamentos, vacinas e equipamentos médicos, no ano de 2022, foi de US$ 23 bilhões. Se trata de uma grande dependência. É a segunda maior dependência do ponto de vista setorial do Brasil”, disse durante a reunião de relançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), no Palácio do Planalto.

De acordo com a ministra, é indispensável a criação de um programa de preparação para emergências sanitárias, incluindo a capacidade de produção local de insumos em saúde. “Basta lembrar que nós não tínhamos disponíveis máscaras adequadas, respiradores, naquele momento fatal, em que perdemos mais de 700 mil vidas.”

Trindade disse ainda que enxerga a retomada industrial como uma oportunidade de ouro para o país.

“Essa retomada da política industrial e do complexo econômico-industrial da saúde é uma oportunidade estratégica para o Brasil, tanto para garantir a saúde como um vetor de desenvolvimento, como também pensando no papel internacional do nosso país. Isso tem sido tema constante”, defendeu.

Foto: Walterson Rosa/MS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.