sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

PREFEITURA CRIA CICLO DE DEBATES PARA TRATAR REFORMA DO PELOURINHO E DO CENTRO HISTÓRICO

João Paulo - 05/07/2023 08:55 - Atualizado 05/07/2023

A Prefeitura de Salvador e a representação da Unesco no Brasil iniciaram a  discussão do ciclo de debates “Pensar a Cidade: Reflexões para o Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador”. O encontro inicial foi conduzido pela presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, e teve como convidado Pedro Baganha, responsável pelas áreas do Urbanismo, Espaço Público e Habitação de Porto, em Portugal. A cidade portuguesa, assim como Salvador, tem o Centro Histórico reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial.

Também participaram do encontro o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez; o superintendente na Bahia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Hermano Queiroz; e a coordenadora de cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula. Anfitriã do evento, Tânia Scofield ressaltou a importância de abrir a discussão para a sociedade civil organizada. Segundo Pedro Tourinho, titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a administração municipal estará focada neste mês em trazer especialistas e propor pautas importantes para pensar na etapa de planejamento estratégico e de ações para o desenvolvimento da cidade.

“Nenhuma cidade histórica do mundo é bem resolvida se não tiver o seu Centro Histórico bem resolvido. Essa é uma missão e um desafio muito difíceis para todas as cidades do mundo. Com a criação do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador, em abril deste ano, a Prefeitura começou a desenvolver algumas ações de zeladoria. A iniciativa já diminuiu incidentes, aumentou o número de turistas e trouxe melhorias para o ordenamento e infraestrutura da região. Agora estamos planejando as ações da segunda etapa, que são as de Conteúdo, e as ações de uma terceira etapa, que compreende o Desenvolvimento Econômico e Habitacional”, disse Tourinho.

Isabel de Paula destacou a importância de Salvador para a Unesco, traduzida em ações, como a declaração do Centro Antigo como sítio do Patrimônio Mundial, em 1985 e a integração da capital baiana à rede de cidades criativas da Unesco na categoria Música, em 2015.  “É uma grande alegria para a Unesco participar desse evento realizado em uma cidade tão amada, que é Salvador, e tão importante no que se refere a patrimônio. Esse evento marca o encerramento de uma cooperação técnica internacional de sucesso com a Prefeitura de Salvador, por meio da FMLF, iniciando um novo projeto envolvendo a Secult para apoiar as ações de implementação do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador”, afirmou.

Foto: Jefersson Peixoto- Secon

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.