Em Brasília, o Congresso Nacional realizou nesta quarta (05), uma sessão solene em celebração ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, o 2 de Julho. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou da solenidade, junto com a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Ambos discursaram e destacaram a importância e a simbologia da cultura baiana para o país.
Em sua fala, Jerônimo enfatizou a luta para que a história do 2 de Julho seja reconhecida nacionalmente. Para o governador, é necessário que a história oficialize nos livros as heroínas e heróis baianos que lutaram em defesa da liberdade da Bahia e do Brasil.
“Para que possamos contar a história do povo brasileiro, nós precisamos recontar a história e incluir personagens fundamentais como Maria Filipa e Joana Angélica, por exemplo, que hoje não estão nos nossos livros; não estão nas páginas da imprensa nacional e nem nos programas de televisão”, disse Jerônimo.
Sessão solene em celebração aos 200 anos do 2 de Julho – Créditos: Luís Carlos Campos
A Sessão foi promovida por iniciativa dos senadores Jacques Wagner (PT) e Randolfe Rodrigues (sem partido), do deputado Bacelar (PV) e das deputadas Alice Portugal (PCdoB), Lídice da Mata (PSB) e Rogéria Santos (Republicanos).
Cumprindo sua agenda oficial na capital do país, logo após a sessão solene no Senado, Jerônimo participou da 17ª Conferência Nacional de Saúde. O governador visitou o evento acompanhado da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, para acompanhar as decisões tomadas que irão nortear as ações e decisões do Governo Federal para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos anos.
Foto: Luís Carlos Campos