domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

JERÔNIMO ANUNCIA INSTALAÇÃO DA FÁBRICA DA BYD EM CAMAÇARI HOJE EM EVENTO NO FAROL DA BARRA

João Paulo - 04/07/2023 08:58

O governador Jerônimo Rodrigues oficializa hoje, 4, a instalação da planta industrial para produção de carros elétricos da BYD no município de Camaçari. O governador estará ao lado da vice-presidente global da companhia, Stella Li, às 9h30, em evento montado no Farol da Barra.

Serão apresentados os investimentos do grupo chinês no estado e o detalhamento da implantação de três unidades fabris que irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processamento de lítio e ferro fosfato. A expectativa é que o Complexo Industrial da BYD – Build Your Dreams inicie a produção no segundo semestre de 2024.

As tratativas para a chegada da montadora chinesa na Bahia foram iniciadas ainda em 2022, com a assinatura de um protocolo de intenções entre a BYD e o Governo do Estado e se consolidaram neste ano, após reuniões na China e no Brasil com executivos do grupo, o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião,  pautas como o VLT  do Subúrbio também podem ser destravadas. A declaração também foi dada pelo mandatário do Executivo estadual baiano. De acordo com ele,  a intervenção também é executada por um consórcio chinês e novo debate ocorrerá neste sentido.

“Temos o VLT com eles [a BYD], caso a gente perceba que tem ainda dificuldade de realização, a gente vai dialogar as possibilidades de tratar disso e saber se haverá nova licitação”, enumerou o governador, na ocasião, prometendo ainda uma conversa futura sobre a ponte Salvador-Itaparica, com o presidente Lula, quem está negociando de forma direta  com presidente presidente da China, o Xi Jinping.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.