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BAHIA TEM QUEDA NO NÚMERO DE EMPRESAS ABERTAS, DIZ PESQUISA

João Paulo - 03/07/2023 11:00

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Bahia foi destaque na abertura de novas empresas nos primeiros quatro meses deste ano. Nesse mesmo período, 60.493 negócios abriram as portas e outros 35.383 fecharam, no estado . O número de empresas abertas em território baiano representa o menor crescimento em relação aos demais estados, quando os números são comparados com o último quadrimestre do ano anterior. Por aqui, o tempo médio para abrir uma empresa é de menos de um dia.

Um dos erros mais frequentes cometidos por empreendedores de primeira viagem é abrir o negócio sem qualquer tipo de planejamento e estudo de mercado. Essa falha inclusive pode comprometer a saúde da empresa e levá-la à falência. Além disso, aponta Kélen Abreu, especialista em Reestruturação Financeira, há também o descuido de não ter uma reserva para o fluxo de caixa da empresa e para a vida pessoal. “Normalmente esse empreendedor estava acostumado a ter um salário todo mês para pagar suas contas e, de repente, ele resolve empreender e simplesmente esquece que é preciso comer, pagar aluguel de casa e se vestir. O que acontece é que ele esquece de ter a reserva para a vida pessoal porque a empresa nem sempre começa a dar lucro assim que as portas são abertas. A reserva pessoal ajuda o sócio a não sacar da empresa fazendo com que o negócio não cresça e vire uma bola de neve”, disse em entrevista ao Jornal Correio.

E para quem quer construir um fluxo de caixa, o empresário especialista em tecnologia em marketing que atua em negócios online, Renato Torres, faz uma sugestão: “Vamos supor que eu quero abrir um restaurante, mas não tenho um real sequer, antes de abrir, eu montaria uma operação em casa, de delivery e cadastraria a loja em uma plataforma, testaria minhas ideias, o quão sou apto para aquilo e o quanto minhas ideias podem ser boas ou ruins. Com isso, teria meu primeiro fluxo de caixa para financiar meu projeto de uma maneira mais sustentável e, a partir daí, montaria o empreendimento”.

O especialista em pequenos negócios do Sebrae, Fabrício Barreto, afirma que os primeiros passos que devem ser seguidos para quem quer empreender incluem a escolha da atividade, organização do plano de negócios e a definição da proposta de valor do produto que será oferecido ao cliente. “A proposta de valor é apresentar para o cliente aquilo que o meu produto vale, por exemplo: quando vendo uma roupa, vendo um estilo, não vendo simplesmente uma peça, todo mundo já o faz, mas se você tiver uma boa proposta de valor, vende-se uma identidade para um determinado nicho. Quando você trabalha desta forma o cliente percebe que está diante de um produto que vale o preço que é cobrado. Falando sobre modelagem, você precisa responder perguntas como: vender para quem? Como faço para que meu produto chegue ao cliente? quais são os recursos necessários?”, orienta o especialista. (Correio)

Crédito: PIXABAY

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