sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

JERÔNIMO DIZ QUE LULA VAI TRATAR PESSOALMENTE DAS OBRAS DA PONTE SALVADOR ITAPARICA COM XI JINPING, PRESIDENTE DA CHINA

João Paulo - 02/07/2023 10:14

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, disse que a ponte Salvador-Itaparica tem a intervenção direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que o equipamento saia do papel. Segundo o chefe do Executivo baiano, o assunto está sendo tratado como questão de Estado, já que Lula tem conversado diretamente com Xi Jinping, presidente da China, país sede do consórcio responsável pela execução da obra. “O Lula ele pessoalmente falou com o presidente Xipinho, falou pessoalmente com o consórcio que ganhou a licitação e a gente entende que em pouco tempo, se as coisas não começarem a andar”, comenta o titular do Palácio de Ondina, salientando que, em breve, sentará com a empresa para tratar da ponte.

Antes disso, ainda de acordo com Jerônimo, a semana será cheia de definições sobre obras que ainda estão travadas, como é o caso do VLT do Subúrbio, também executado por um consórcio chinês e o anúncio da instalação da BYD no Polo Automobilístico de Camaçari, que acontecerá na terça-feira (4). “[Na terça-feira] estaremos anunciando detalhes sobre início da reforma do equipamento [Fábrica da Ford assumida pela BYD], início da contratação das pessoas e, naturalmente, a data da entrega do primeiro veículo elétrico [produzido na Bahia] (…) Temos o VLT com eles [a BYD], caso a gente perceba que tem ainda dificuldade de realização, a gente vai dialogar as possibilidades de tratar disso e saber se haverá nova licitação”, enumera o governador.

Ainda no assunto “agenda da semana”, o mandatário baiano lembra da retomada das obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), que terá a autorização assinada por Lula nesta segunda-feira (3), em Ilhéus. “A semana está a semana está muito bem agitada. Nós temos amanhã em Ilhéus, a autorização da continuidade da retomada das obras da ferrovia pra que a gente possa chegar com transporte de cargas, de pessoas e de insumos no interior do estado, fazer o escoamento da produção do Oeste pelos portos da Bahia”.

Foto: Allan Santos/bahia.ba

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.