domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LULA VOLTA A CRITICAR PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL

Tácio Caldas - 29/06/2023 16:18 - Atualizado 29/06/2023

Críticas são novamente sobre a manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano, além de citar que Campos Neto ‘não entende nada do país’.

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mais uma vez fez críticas em relação à taxa básica da economia (Selic) que atualmente está em 13,75% ao ano, bem como  ao gestor do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. A fala não fez menção direta ao nome de Campos Neto, mas Lula (PT) afirmou que ele possui um conhecimento limitado sobre as questões do Brasil, além de sugerir que o presidente do BC esteja fazendo isso a supostos interesses de terceiros.

“Para o Brasil crescer é preciso ter crédito. O dinheiro tem que circular para a economia crescer. O dinheiro tem que girar nas mãos de muitos milhões de brasileiros para que a economia cresça. Para o dinheiro circular, os juros precisam ser baixos. Temos um cidadão no Banco Central que me parece que não entende nada do país, não entende nada de povo, não tem sentimento com o sofrimento do povo e mantém essa taxa de juros pra atender os interesses de quem?”, declarou Lula (PT) durante entrevista à Rádio Gaúcha.

Ainda durante a conversa, o presidente da república reforçou seu posicionamento de que o Banco Central autônomo deve se responsabilizar não apenas pelo controle da inflação, mas também pelo crescimento econômico e pela geração de empregos do Brasil. De acordo com Lula (PT), não há circunstâncias na atual conjuntura econômica que justifiquem o nível atual da taxa de juros.

“Não existe hoje nenhuma explicação econômica, sociológica, filosófica, no que você quiser pensar, para que a taxa de juro esteja em 13,75%, porque nós não temos inflação de demanda”, explicou o petista que segue tentando pressionar por uma redução na taxa de juros que permanece inalterada, desde agosto do ano passado. Este, inclusive, é o maior valor registrado desde 2016.

 

Foto: Evaristo Sa/AFP

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.