Essa lista é uma tentativa de reduzir conflitos e foi anunciada na transmissão ao vivo semanal do presidente.
Já se foram três transmissões ao vivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais desde quanto recebeu a faixa presidencial. Na última, realizada nesta terça (27), o chefe do poder executivo afirmou que o governo federal vai criar um levantamento das terras improdutivas e devolutas – àquelas que não possuem direcionamento pelo Poder Público – para distribuir a quem “quiser trabalhar no campo”.
De acordo com Lula (PT) a ideia inicial é gerar “um convênio com as secretarias dos estados que cuidam da terra” para mapear as informações sobre estes espaços inutilizados e disponibilizar um banco de dados referente as terras disponíveis, que podem ser utilizadas pela população. O presidente inclusive, afirmou que já havia conversado com o ministro Paulo Teixeira sobre o assunto.
Para o presidente da república, essa ação é ideal para evitar a necessidade de invasões nas terras. “Ao invés das pessoas invadirem a gente oferece, organiza. Essa é uma novidade que eu não pensei no primeiro e no segundo mandato, pensei agora e nós vamos fazer”, pontuou Lula (PT), antes de completar dizendo que fará “uma prateleira das chamadas terras improdutivas desse país e terras devolutas”, fazendo com que as pessoas possam trabalhar no campo sem gerar brigas.
Foto: Ricardo Stuckert/PR