O Sindicato dos Servidores Municipais de Salvador (SINDSEPS) reivindicaram, na Câmara Municipal de Salvador (26), reajustes para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A entidade foi representada pelos líderes Rodolfo Rodrio e Nildo Pereira, que falaram na Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda (26).
Rodolfo Rodrio afirmou que o prefeito Bruno Reis (UB) anunciou um reajuste de 4% para as outras categorias de servidores do município.
“Entretanto, somente essas duas categorias não foram contempladas. E é necessário fazer valer a Lei Municipal 7.867/2010, que implantou o Plano de Cargos e Vencimentos dos Profissionais de Saúde de Salvador”, frisou.
Já Nildo Pereira recordou que no ano passado diversos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias ficaram acampados na frente da Prefeitura e da Câmara de Salvador cobrando a implantação no município da Emenda Constitucional 120. O Congresso Nacional promulgou no dia 5 de maio de 2022 essa EC, que garante um piso salarial nacional de dois salários-mínimos às duas categorias.
“Após nossa luta, a Câmara de Salvador aprovou e foi sancionada a Lei 9.646/2022, que garante o piso de dois salários-mínimos na capital da Bahia. Mas o vencimento básico inicial de dois salários-mínimos não está sendo cumprido pela Prefeitura”, disse Nildo Pereira.
Foto: Maiana Belo/G1