sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SEFAZ AUTORIZA PAGAMENTO DE TRIBUTOS MUNICIPAIS POR MEIO DE PIX

João Paulo - 26/06/2023 11:00 - Atualizado 26/06/2023

A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) de Salvador anunciou a autorização do pagamento de tributos municipais por meio da modalidade Pix, com o objetivo de facilitar o cumprimento das obrigações fiscais dos contribuintes. A medida permite que os contribuintes quitem tributos como a Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) Autônomo e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITIV) utilizando o aplicativo de qualquer instituição bancária.

Para efetuar o pagamento via Pix, o contribuinte precisa acessar o site da Sefaz e gerar o boleto bancário com o QR Code específico para essa modalidade. Segundo a secretaria, essa nova opção de pagamento pode resultar em uma economia de até R$ 1,7 milhão aos cofres municipais, devido à tarifa mais baixa sobre cada Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pago. Em 2022, foram emitidos cerca de 2,9 milhões de boletos pela Sefaz.

Essa medida faz parte do projeto de modernização da Sefaz e busca oferecer mais alternativas de meios de pagamento, tornando o processo mais rápido e seguro tanto para a secretaria quanto para os contribuintes. A disponibilização do pagamento via cartão de crédito e débito, por meio da ferramenta Pague Fácil, também faz parte das iniciativas para facilitar as transações fiscais em Salvador.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.