quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5194 Dólar 5.1535

PIB CHINÊS SURPREENDE E CAI 2,6% FRENTE AO PRIMEIRO TRIMESTRE

Redação - 17/07/2022 14:00

Ainda enfrentando bloqueios de atividades em razão da Covid-19, a China viu a economia recuar 2,6% no período de abril a junho deste ano, na série em relação ao trimestre anterior. O país asiático adota como padrão o comparativo entre mesmos período do ano anterior, no qual o PIB cresceu 0,4% no segundo semestre. Este número, revelado nesta sexta-feira (15), surpreendeu o mercado, que esperava uma alta interanual maior, de 1%.

A China adota a estratégia de Covid-19, ampliando restrições em locais onde aparecem poucos casos, mas o vírus permanece presente. O reflexo na economia foi um avanço do PIB de 2,5% no primeiro semestre, valor baixo para os padrões chineses.

Algumas restrições foram suspensas temporariamente, garantindo uma melhora nos dados econômicos de julho. Mas os analistas não esperam uma rápida recuperação. O mercado imobiliário está em cris, e as perspectivas globais não são das melhores. Uma pesquisa da Reuters revisou para 4% a expectativa de crescimento chinês este ano. A meta do governo é 5,5%. Com informações da CNN Brasil.

 

Foto: reprodução Rede Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.