Após discussões acaloradas no passado, Rui Costa (PT) deverá medir forças com o ministro da Fazenda por questão ligada aos carros populares.
Os bastidores da política nacional devem voltar a ficar aquecidas nos próximos dias com mais um inevitável embate entre o ministro da Casa Civil, o ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o atual ministro da Fazenda, o Fernando Haddad (PT). Isto porque entrará em pauta a discussão pela renovação ou não do plano para a redução do valor do carro popular.
Nos últimos dias, após o lançamento da campanha de redução de preços, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu declarações e considerou o programa um sucesso, já que o valor de R$ 1,5 bilhão que foram destinados à medida salvou o setor, que estava com carros parados nos pátios e com férias coletivas planejadas. Vale lembrar que mais de 80% desse recurso foi usado pelas montadoras.
Rui (PT) tem sugerido à Lula (PT) que promova a renovação do plano, enquanto Haddad (PT) tem sido contrário a ideia, já que, apesar de ter sido uma medida necessária para reanimar a economia, a extensão desse programa, promovendo mais subsídios para o setor, pode desregular todas as contas públicas e, inclusive, prejudicar o Brasil nos próximos anos.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil