sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

DEPUTADO PEDE EXONERAÇÃO DE CAMPOS NETO AO CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL

Tácio Caldas - 23/06/2023 15:14

O pedido foi do deputado federal Lindbergh Farias (PT) após o Banco Central não ceder e anunciar a manutenção da Selic em 13,75% ao ano.

A confirmação do pedido foi dada nesta sexta (23) pelo deputado durante entrevista à CNN. Essa solicitação do parlamentar foi feita ao Conselho Monetário Nacional (CMN) e requer a exoneração do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, uma vez que, de acordo com Farias (PT), o economista passou de “todos os limites” ao anunciar a manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano.

Ainda segundo o deputado, caso o CMN decida levar o pedido à diante, a solicitação ainda precisará ser votada no plenário do Senado Federal e conquistar ao menos 41 votos, como exige a Lei da Autonomia do Banco Central, coisa que, para Lindbergh (PT), não é algo impossível de se conseguir, caso Campos Neto continue no caminho atual. “Só entramos com esse pedido porque achamos que ele pode comprometer os resultados da economia do país para este e próximos anos”, comentou o político.

Lindbergh Farias (PT) ainda completou dissendo que essa postura de Campos Neto no comando do Banco Central não é aceitável e que a exenoração será o caminho, caso o presidente do BC queira “seguir nesse caminho, que é um caminho suicida para a economia brasileira” . “É injustificável. Por que o Brasil, com uma inflação de 3,94%, tem a maior taxa de juros do mundo, 13,75%, mais de 8% de juros reais? Para você ter uma ideia, o segundo país que tem maior taxa é o México, com 4%”, finalizou o deputado.

 

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.