sábado, 18 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE BUSCA IMPLEMENTAR CURSO DE MEDICINA; CONFIRA

Douglas Santana - 22/06/2023 19:04

Através das iniciativas do deputado federal Jorge Solla (PT) e da superintendente da Osid, Maria Rita Pontes, as Obras Sociais Irmã Dulce poderão abrigar o mais novo curso de medicina da Bahia. O plano de intenções para a implantação do curso foi apresentado ao Ministério da Educação (MEC), nessa quarta (21).

A OSID é uma instituição fundada pela Santa Dulce dos Pobres, em 1959, e mantém 19 residências médicas com uma estrutura de ponta e administra um complexo com atendimento gratuito em mais de 5,6 milhões de procedimentos por ano, além de gerir outras seis unidades públicas na Bahia.

“Além de mais uma contribuição da OSID para a sociedade baiana, este é o momento de aproveitar o governo Lula para fazer acontecer projetos importantes para o Sistema Único de Saúde (SUS), que garante atendimento gratuito na instituição baiana”, aponta Solla, responsável pela agenda no ministério.

Desde 2010, o Hospital Santo Antônio, maior dos 21 núcleos da OSID na Cidade Baixa, é certificado pelo MEC como hospital de ensino. O primeiro credenciamento da unidade foi obtido ainda em 1987, com o Programa de Residência Médica.

Todos os dados do trabalho da OSID ao longo de décadas foram apresentados pela superintendente e pelo gestor em saúde da entidade, André Fraife, à secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Helena Sampaio.

“Sempre foi um sonho de nossa fundadora (Santa Dulce dos Pobres) criar uma instituição de ensino e pesquisa. Temos a estrutura pronta, o conhecimento, pessoal qualificado e mantemos o programa de residência médica mais disputado do estado”, elencou Maria Rita Pontes.

Sampaio sinalizou positivamente para o objetivo do plano e forneceu informações sobre o próximo chamamento público para a autorização de cursos de graduação de medicina e reabertura do protocolo para pedidos de novas vagas do sistema federal de educação superior. A secretária ainda afirmou que a pasta acumula mais de 300 processos que estavam parados no órgão.

“Todos os esforços estão concentrados para recuperar a capacidade do Estado na retomada das políticas públicas, tanto na educação quanto nas demais áreas”, concluiu.

 

Foto: Divulgação/Assessoria Jorge Solla

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.