terça, 07 de maio de 2024
Euro 5.4766 Dólar 5.0836

BAHIA ANUNCIA INVESTIMENTOS NO SETOR PRODUTIVO DO CACAU

João Paulo - 22/06/2023 14:40

O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, comemorou o reconhecimento internacional do Brasil como país exportador de cacau com 100% de qualidade. Durante o Conselho Internacional de Cacau, realizado em Madagascar, foi recomendado que o Brasil mantenha o título de exportador exclusivo do produto. O secretário ressalta que essa conquista só é possível devido à importância da Bahia no setor produtivo do cacau.

A Bahia tem se destacado no cultivo de cacau, sendo que em 2021, as amêndoas de cacau do estado receberam prêmios de primeiro e segundo lugares no Concurso Internacional de Cacau – Cocoa Of Excellence – COEX2021 e no Concurso Nacional do Cacau, pela excelente qualidade. O trabalho conjunto entre governo, produtores e sociedade contribuiu para o reconhecimento do cacau baiano além das fronteiras.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) destaca que o governo do estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), apoia o projeto Parceiros da Mata, que tem o objetivo de reduzir e reverter a degradação ambiental e perda de biodiversidade na Região Sul da Bahia. O investimento total no projeto será de US$ 150 milhões e visa fortalecer os sistemas produtivos do cacau cabruca. A Seagri é uma das parceiras do projeto.

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Mata Atlântica da Bahia, viabilizado com recursos do Governo do Estado, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), pretende beneficiar cerca de 100 mil famílias, melhorar infraestruturas e serviços para 65 mil famílias, e fortalecer a produção e resiliência dos sistemas produtivos para outras 35 mil famílias.

O engenheiro agrônomo Thiago Guedes, assessor especial da Seagri e secretário executivo da Câmara Setorial do Cacau, destaca a importância do projeto Parceiros da Mata para a promoção do desenvolvimento sustentável, a conservação da Mata Atlântica e o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau cabruca. O presidente da câmara setorial do cacau da Bahia, Valnei Pestana, enfatiza a valorização do cacau como alimento, a diversidade do setor na agregação de valor ao produto e a agenda de verticalização da cadeia produtiva.

A Bahia é reconhecida como um importante produtor de cacau no Brasil, sendo referência tanto na cultura popular quanto na indústria do chocolate. Atualmente, o estado possui mais de 100 marcas de chocolate de origem e é conhecido pelo cultivo tradicional do cacau em sistemas agroflorestais, como o método de plantio Cabruca, que preserva a mata Atlântica e a Amazônia. A região sul da Bahia possui uma área plantada de cacau de aproximadamente 439 mil hectares, sendo cerca de 60% cultivados por meio do sistema cabruca.

 

Foto: Seagri/Divulgação

 

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.