Em abril/23, o volume de vendas do comércio varejista ampliado baiano avançou 4,8% frente a março/23, na série livre de influências sazonais. Foi o melhor resultado do país no mês, ficando muito acima do índice nacional, que registrou queda (-1,6%). Na comparação com abril de 2022, as vendas do varejo ampliado na Bahia mostraram forte aumento (11,4%), superior ao do Brasil como um todo (3,1%) e o 3º melhor resultado do país, abaixo apenas de Tocantins (24,6%) e Acre (15,7%).
O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças, material de construção e, a partir de janeiro de 2023, do atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado. No confronto com abril de 2022, o crescimento do varejo ampliado baiano se deu exclusivamente pelo aumento das vendas do atacado de alimentos (51,9%), já que os veículos (-10,4%) e o material de construção (-6,9%) voltraram a registrar queda após resultado positivo em março.
No acumulado nos primeiros quatro meses do ano, as vendas do varejo ampliado na Bahia apresentaram crescimento (4,9%). Nacionalmente, o índice foi de 3,3%. Porém, nos 12 meses encerrados em abril/23, as vendas do varejo ampliado no estado acumularam queda de 5,3%, em um resultado abaixo do nacional (0,0%) e o 2º pior entre os estados, só acima de Pernambuco (-10,5%).
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